A grama Jiggs é um tipo híbrido de Bermuda, recentemente introduzida no Brasil. Foi selecionada por um fazendeiro do leste do Texas, nos EUA em 1989 e desenvolvido na Texas A & M University. Adaptadas a solos argilosos pesados, suporta bem os períodos de estiagem e apresenta crescimento superior aos demais cultivares de grama bermuda durante esses períodos.

É uma variedade que apresenta características interessantes para as condições climáticas brasileiras, com um alto potencial de adaptação. O feno da Grama Jiggs é o mais nutritivo para cavalos. Desenvolve proteína bruta e nutrientes mais digeríveis do que as outras Bermudas, além de alto teor de cálcio e fósforo.

Usada para feno ou pastagens irrigadas, especialmente em pastagens intensivamente gerenciados. Na Unidade Demonstrativa em Luz, o Jiggs foi introduzido por mérito do técnico e consultor do projeto no município Alex Rodrigues Silvestre, que trouxe a variedade de um outro produtor assistido pelo projeto no Estado. Após a implantação em 2017, a partir daí o produtor Angelo Marcio Rodrigues passou a contar com uma área de manejo de 0,7 hectares onde atualmente são manejados 7 vacas com produção de 21 kg de leite cada uma.

“O Manejo é bem parecido com o Tifton, mas bem mais fácil e mais nutritivo para os animais, que consomem pouca proteína via complemento”, enfatiza o produtor.

Para mais informações sobre o capim, contato com Alex (37) 9 9975-2581.