Inúmeras dúvidas de produtores e técnicos buscando respostas para seus questionamentos que permeiam a intensificação das pastagens chegam diariamente em nossos canais de atendimento.

A dura realidade das variações de preço do leite durante o ano, impõe a necessidade de maior eficiência e de redução dos custos, por meio do uso de tecnologias acessíveis. Este cenário corriqueiro, traz à tona o manejo intensivo de pastagens como uma das melhores alternativas de uso eficiente da terra, pois possibilita a produção de grande quantidade de forragem por área, aliada a bom valor nutricional desta forragem.

Entretanto, sabemos que essa tecnologia não é novidade há muito tempo. Sempre fica a questão: Se é tão bom e barato porque todo mundo já não está fazendo? E o que dizer dos inúmeros produtores que tentaram, sem sucesso, aplicá-la em suas propriedades? O projeto Balde Cheio em Luz atua desde 2007 e esta é uma realidade vivida diariamente, na maioria das vezes esbarramos em questões culturais que não permitem o produtor entender o valor dessa tecnologia aliada a redução dos custos, afinal, adubar pasto realmente pode trazer todos esses benefícios expostos?

Uma das mais importantes causas está relacionada à transferência da tecnologia, a dificuldade do produtor em ter acesso às informações necessárias e auxílio técnico para implantação de um sistema de pastejo rotacionado eficiente.

Diante de todo o contexto na utilização do pastejo rotacionado, vamos abordar nesse artigo os fatores que determinam o crescimento de pastagens tropicais, ou seja, uma combinação de fatores que possibilitarão ao produtor explorar melhor essa ferramenta, que pode ser considerada como uma das mais importantes na produção de leite. A perfeita implantação de um sistema não se resumo a apenas esse assunto, outros ainda devem ser considerados e que serão abordados em outra oportunidade.

São 4 fatores que determinam o crescimento; temperatura, luz, nutrientes (adubação química ou orgânica) e água. Esses fatores combinados entre si, aparecem no verão, quando se iniciam o período das chuvas, os dias são mais longos e as temperaturas mais altas, dessa forma permitem o alcance do objetivo principal no manejo intensivo de pastagem: maior produtividade da pastagem com alto valor nutricional.

Veja no vídeo abaixo como essa combinação de fatores proporcionam uma pastagem em abundância e com uma qualidade aparentemente melhor.


No vídeo abaixo temos uma pastagem bem manejada, com alto valor nutricional com reflexo na positivo na produtividade. Veja que numa área de 1,3 hectares temos uma lotação de 19 vacas, todas em lactação. 


Disponibilizamos um e-book sobre o manejo de resíduo pós pastejo para download. Basta acessar a home desta página. Visite também nosso canal no YouTube, Facebook e Instagram. Clique no nome das mídias.