Frederico Garcia Lima é médico veterinário, trabalha desde 2006 com consultoria gerencial em fazendas de leite, atuando em várias propriedades, inclusive com fazenda ranqueada no top 100 do Milkpoint. Tem pós-graduação em Nutrição de Plantas e Fertilidade de Solos. Trabalhou junto com empresas de consultoria, como a Equipe Prodap (hoje Exagro) e no Educampo. Possui ainda diversos cursos na área de gestão e Educação Financeira, atuando hoje pela sua empresa, a GL Consultoria.
Você deseja ganhar dinheiro produzindo leite?
Estranha esta pergunta, não? Pois é. Desde muito, muito tempo atrás se espera “o dia que o leite vai melhorar de preço”. Bom, e até hoje esperamos, certo? Então, se eu fosse você, eu desistiria de esperar. Este dia não vai chegar. Agora, tenho uma notícia boa e outra ruim. A ruim, é que, para melhorar, só depende de você. A notícia boa é que para melhorar, também só depende de você.
Entendeu? Melhorar a sua vida, só depende de você. Depende da forma como você enxerga as coisas, da forma como você aprendeu a pensar, depende da sua programação mental. E isto é assim para todo mundo, para você, e pra mim também.
Enquanto acharmos que não ganhamos mais dinheiro com a atividade de leite por culpa do laticínio ou do governo, não vamos a lugar algum.
Vou explicar o meu ponto de vista. Com minha experiencia de 12 anos na área de gestão de fazendas, sou muito questionado sobre quem ganha dinheiro com a pecuária de leite, e por que outros não, exercendo a mesma atividade, muitas vezes vizinhos e vendendo a mesma quantidade de leite diariamente.
Me peguei muitas vezes questionando se a resposta era o dom. Se alguns tinham o dom para trabalhar com a atividade de pecuária de leite e outros não. Mas aí, observei que todos os que tinham o “dom”, tinham comportamentos parecidos. Agiam de forma semelhante e as rentabilidades (boas) eram muito próximas. Portanto, o “dom” que eu achava no início da minha carreira, na verdade são um conjunto de características, disciplinas e persistência, que podem ser repetidas por qualquer pessoa que tenha disciplina e persistência.
Um perfil comum nas fazendas de sucesso é:
- Tudo começa com sonho de alguém;
- A fazenda tem um gestor (proprietário ou não) que toma decisões de curto prazo e que se dedique para isto. Diferente de outras fazendas que não tem um responsável no dia a dia, ou tem muitas pessoas responsáveis, e que na hora de tomar decisões arriscadas, ninguém se responsabiliza. É preciso alguém comprometido, uma pessoa que saiba liderar sua equipe, e se abra para acompanhar as tecnologias e usá-las com discernimento;
- Tem um planejamento de curto, médio e longo prazo, que dá a direção, o norte, o sonho de onde se quer chegar com a atividade;
- Tem um plano de ação, que são todas as atividades que devem ser feitas para conquistar o que foi planejado;
- Conhece seu custo de produção, o que significa saber seus pontos fortes e onde precisa melhorar;
- As pessoas. Tudo o que é planejado, só pode ser executado por alguém. Por mais que existam máquinas e softwares, sempre terá alguém para dar os comandos. Então, é preciso ter as pessoas certas nas funções certas, e é preciso constantemente treinar estas pessoas às suas atividades, e à filosofia da empresa. Esta equipe, é a família que você escolheu para fazer o seu negócio acontecer, para que você alcance o sucesso que você sonha.
No Brasil, como vivemos em climas diferentes, com valores de terras diferente, um livre comércio nos preços dos insumos e no preço do leite que vendemos, não existe um sistema de produção único, ideal para todo mundo. O melhor sistema de produção é aquele que você sabe produzir melhor, que está mais alinhado com o seu sonho, com o que você espera pra você e sua família.
Para se fazer melhor é preciso se conhecer mais, e conhecer seu negócio. Saber quais são seus pontos fortes para explorar mais, e quais pontos precisam melhorar, para que sejam trabalhados.
Bom, então, voltando ao perfil de quem ganha dinheiro com a pecuária de leite, o que está escrito acima é uma estrutura básica, que serve para todos, e na verdade, para qualquer atividade empresarial, e totalmente aplicável a qualquer tamanho de empresa rural e inclusive na sua casa.
Resumindo, para alcançar o sucesso, é preciso sonhar, mentalizar o que se deseja. Depois, planejar, definir prazos, organizar as atividades que deverão ser feitas para realizar o que foi planejado, montar a sua equipe e, conheça seu negócio; saiba o seu custo de produção
Acompanhar os resultados parciais alcançados, é muito importante para saber se você está no caminho do seu planejamento de longo prazo, e se é necessário reprogramar uma nova ação para corrigir o percurso e continuar na direção do seu sonho, da sua meta.
É preciso também celebrar com a sua equipe, ao longo do caminho as vitórias, grandes e pequenas.
Pois, só se pode melhorar aquilo que se conhece. E não se esqueça: se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve.
Pense nisto!
Abraço e sucesso!