César Augusto Alves, formado em Tecnologia em Produção de Leite pela Aglto New Zeland, trabalha na Nova Zelândia, numa fazenda com 1.060 vacas em lactação e produção atual de 25.000 mil litros de leite por dia.

O que os melhores produtores de leite da Nova Zelândia fazem para se manter no topo da cadeia? O DairyNZ resumiu os 10 principais atributos desses produtores, que compartilharam seus orçamentos on-line no site da empresa como parte da campanha tática da empresa de pesquisas e serviços da Nova Zelândia. 

A campanha Tática da DairyNZ, foi uma forma prática para ajudar a outros produtores que reclamavam do baixo preço do leite, 18 produtores de leite com baixo custo de produção (por kg de sólidos) disponibilizaram seus orçamentos on-line em dairynz.co.nz/tactics. Eles descrevem onde estão gastando seu dinheiro e as razões por trás das principais decisões de gerenciamento. Esses produtores, ao redor todo o país, alcançaram resultados impressionantes. Mais informações sobre os custos podem ser acessadas no link anterior.

Como eles estão fazendo isso? 

Um foco intenso em um pequeno número de fatores de alta prioridade é necessário para atingir um melhor nível de desempenho. Esses produtores geralmente são excelentes gestores, desenvolveram sistemas de produção simples que podem ser lucrativos mesmo com preços de leite muito baixos. 

A seguir, um resumo de dez práticas de manejo e filosofias de produção comuns à maioria desses produtores. Sente-se com sua família, parceiros de negócios ou consultores e discuta cada área para identificar em quais áreas você pode se concentrar para melhorar o desempenho do seu negócio. 

1. Metas de longo prazo são essenciais 

Uma visão clara para o futuro está presente e a compreensão do porquê eles estão produzindo. Metas de curto e longo prazo são revisadas regularmente. Pessoas boas e positivas cercam o negócio, as informações são compartilhadas entre uma boa equipe de profissionais, como banqueiros e contadores, são usados para discutir o desempenho da fazenda e as estratégias de longo prazo. 

2. Os sistemas produtivos devem ser rentáveis, replicáveis e simples 

As principais decisões de gerenciamento da fazenda giram em torno do lucro. O sistema de produção não muda significativamente à medida que o preço do leite muda, sendo rentável, independentemente do preço do leite. Isso se aplica a todas as fazendas. Os sistemas de produção são simples, fáceis de operar e descrevem a qualquer um, isso também tornou mais fácil para muitos produtores eliminar procedimentos desnecessários que não lhe davam retorno suficientemente.

3. Ser muito forte em gestão financeira 

Os pagamentos das dívidas mais altas são feitos durante o período que a fazenda mais arrecada evitando rolagem de dívidas para reduzir os riscos. Os produtores geralmente preparam seus próprios orçamentos e têm total consciência deles. Os orçamentos mensais de fluxo de caixa são monitorados extremamente de perto. Ajustes são feitos nos orçamentos como mudanças nos preços do leite, por exemplo: reparos e manutenção ou gastos com fertilizantes. Comparativos detalhados são realizados, esses produtores sabem como eles se comportam de estação para estação e contra outras propriedades. 

4. O manejo de pastagens é uma das principais prioridades 

Pastagem é a prioridade absoluta e maximizar o crescimento e a utilização é a chave para o seu sucesso. A medição da pastagem é feita regularmente, para monitorar crescimento e fornecimento, os dados são usados em uma variedade de ferramentas de orçamento alimentar do rebanho. O plano de início de lactação é visto como essencial na maioria dos casos. O volume de pasto no início da parição é visto como crítico chave de partida para uma boa temporada, a um cuidado ao fim da temporada para manter um bom volume de pasto antes do início do inverno e secagem das vacas.  Os danos das pastagens são minimizados com estratégias de entrada e saída de piquetes para não utilizar o mesmo caminho as vezes até alterando o piquete selecionado para pastejo em caso de chuva forte, evitando pisoteio.

5. Score de condição corporal do animal no parto é crítico 

Atingir a condição corporal ideal do animal para o próximo parto é a informação prioritária para o agendamento das datas de secagem e fim de lactação, estratégias como ordenhar uma vez por dia, e em alguns casos suplementos são utilizados para atingir esses objetivos. Alimentos de alto valor nutricional não é desperdiçado em vacas secas com score corporal alto. Animais que não estão em lactação ficam separados com base na condição corporal, vacas com bom score não comem alimentos de primeira são utilizadas para comer resíduos e pastejar beiras de estradas e área sem grande capital investido. Animais jovens são bem cuidados para que possam competir com o resto do rebanho de igual para igual.

6. A equipe da fazenda é valorizada, reconhecida e incluída 

A equipe é valorizada e reconhecida. A atual situação econômica é bem comunicada e os produtores buscam ideias da equipe sobre formas de melhorar a eficiência da fazenda. Arrendatários (Sharemilkers) tem linhas de comunicação abertas com os proprietários das fazendas. O plano da fazenda é fácil de ser passado para a equipe e, portanto, fácil de ser implantado. Os membros da equipe devem tirar tempo de folga regular para garantir seu descanso necessário, para minimizar erros e maximizar a eficiência.

7. A fertilidade do solo é monitorada de perto 

A fertilidade do solo é muito importante e o teste do solo em piquetes individuais são comuns, no entanto, onde os níveis de fósforo são mais altos do que os níveis recomendados, os insumos são reduzidos na maioria dos casos.

8. Cuidado com suplementos é importado com base no preço 

O suplemento é utilizado ao mínimo na maioria das propriedades. Os produtores que compraram mais suplementos usaram o custo por kg matéria seca ou energia como o principal critério de compra e o desperdício foi minimizado o máximo possível. 

9. Cerca de 4 a 10 por cento da fazenda cultivam uma variedade de culturas 

Dado que as fazendas estão localizadas de Norte a Sul, uma variedade de culturas é cultivada na maioria das propriedades, incluindo nabos, aveia, cevada, milho, beterraba, couve e forragem. Culturas de alto rendimento são um foco, minimizando o custo por kg de matéria seca. As culturas são utilizadas de forma eficaz, mantendo uma alimentação de alto valor energético para tempos de déficit de pastagem. 

10. Reparos e manutenção / Terceirizados são reduzidos 

Propriedades tem manutenção e reparos feitos nos bons anos, para que nos anos difíceis os custos com manutenção possam ser reduzidos. Ao máximo possível funcionários e proprietários devem fazer manutenção preventiva evitando despesas inesperadas. Cuidado redobrado com o maquinário, o uso e manutenção se não bem feito tendem a ter um impacto nas finanças.

Esse texto foi escrito como parte da campanha da DairyNZ que visava ajudar os produtores de leite da Nova Zelândia em 2016 em uma das piores crises do leite da história do país, mostrando como mesmo em meio a uma grande crise produtores que trabalhavam com custos de produção baixo, se mantiveram positivos e lucrando. Hoje esse tema está em grande debate em todo o Brasil, essa é uma forma de chamar a atenção do produtor para seu custo de produção, o debate do preço do leite é totalmente valido e necessário, o que queremos trazer aqui também é o debate de custo de produção algo que está ao alcance de cada um dos senhores produtores e que pode mudar a maneira como se produz leite no Brasil, deixando o produtor menos vulnerável ao preço do leite recebido. Observe as ideias e o que os produtores mais lucrativos fazem para se manter no topo, se necessário procure ajuda para conseguir colocar em prática essas ações.

Fonte: www.dairynz.co.nz/tactics

Tradução livre e comentado por: Cesar Augusto Alves