Guilherme Resende de Oliveira é Coordenador do Projeto Balde Cheio em Luz, formado em Técnico Agropecuário no IFMG em Bambuí, atua também como Diretor-Financeiro numa Cooperativa de Crédito do Sicoob em Luz/MG.
Tenho visitado muitas propriedades nos últimos meses, muitas mesmo, e cada uma com um sistema de produção diferente, leite a pasto em sua grande maioria e alguns compost barn (esse tem sido a moda do momento, todo produtor quer montar um e as vezes nem sabe porque, mas quer). Uma coisa pude reparar nessas propriedades visitadas; o que dá certo para um, não deu certo para o outro. Mas como isso pode acontecer?
Constantemente vejo discussões entre técnicos e produtores de leite e um assunto muito comum. Qual o melhor sistema de produção de leite? É melhor intensificar a produção ou partir para um sistema extensivo? Uma coisa é certa; produzir leite não é uma “receita de bolo”, dessa forma entende-se que em cada propriedade temos uma particularidade, lembrando ainda que vivemos num imenso país, onde as diferenças geográficas, de clima e tantas outras caracterizam uma região da outra.
Ainda assim é possível encontrar numa mesma região, sistemas de produção semelhantes e outros bem diferentes e entre eles uma coisa em comum; uns produtores ganham dinheiro e outros não. E a grande pergunta volta à tona. Existe uma receita?
É Claro que não existe uma receita. Não adianta sair copiando o modismo de tudo que aparece na mídia ou tudo que o seu vizinho está fazendo. Produção de leite a pasto, free stall, compost barn, dentre outros sistemas exigem muitas coisas em comum, principalmente dedicação, disciplina, comprometimento e muito mais. Imagine que qualquer erro de manejo possa colocar seu resultado por água abaixo! A produção de leite é uma das atividades mais rentáveis, ao mesmo tempo uma das mais complexas. Você acha que sendo uma atividade complexa, ela vai te permitir erros constantemente? Não.
Procure o melhor sistema de produção para a sua realidade. E agora uma receita simples para se produzir leite com lucratividade: não se apegue a moda, estude, visite, aprenda e por fim, tome decisões assertivas para que se alcance os melhores resultados.