O Pró-Genética é um programa concebido pela ABCZ e apoiado pelos governos federal, estaduais e municipais, órgãos de pesquisa, de extensão rural, de defesa sanitária animal e de capacitação e formação de mão-de-obra rural, que tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina no país.
A oferta dos touros tem sido feita, preferencialmente, através da realização de feiras comerciais, onde selecionadores (ofertantes) e pequenos e médios produtores rurais (compradores) são convidados a participar.
Balanço em 2018
O Pró-Genética em 2018 realizou 101 Feiras onde foram comercializados 1.029 touros zebuínos PO com RGD, ampliando ainda mais o alcance pela genética zebuína de qualidade por produtores rurais de diversos estados da Unidade da Federação, sendo: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Também foi positivo os números alcançados através dos leilões chancelados pelo Programa, totalizando a comercialização de 4.203 touros em 65 eventos. Estes números refletiram na participação de 408 associados da ABCZ através do Programa, garantindo assim, a democratização da genética zebuína.
Estes excelentes números alcançados em 2018 pelo Pró-Genética refletirão no crescimento da produção de leite e carne nas pequenas propriedades rurais do Brasil e consequentemente resultará no aumento das suas respectivas economias.
Evolução
Na busca de um aprimoramento e melhor qualidade dos touros ofertados, uma nova regra passa a valer para os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, a partir de janeiro de 2019.
I – Touros de aptidão para corte:
Será exigido que todos os reprodutores de aptidão para corte possuam avaliação genética gerada por programa de melhoramento genético.
II – Touros de aptidão leiteira:
Será exigido que o pai tenha avaliação genética positiva para produção de leite e sejam superiores em no mínimo três características de conformação (exceto para as raças Guzerá e Sindi) ou estejam em processo de avaliação genética por meio de programa de melhoramento genético ou
Comprovação de controle leiteiro oficial da mãe, com produção mínima acima da média da raça no ano anterior, em até 305 dias.
As produções de leite poderão ser substituídas por avaliações genéticas positivas (PTAs) dos touros à venda.
Lauro Fraga Almeida, Gerente de Melhoramento Genético do Pro-Genética conversou com a produção do Balde Cheio Luz e reforçou seus anseios para 2019. “Estamos muito otimistas com este ano. Visualizamos um mercado firme onde a gestão e produtividade são as palavras de ordem. Da nossa parte acreditamos muito na capacidade dos touros zebuínos de produzirem maior número de bezerros, inclusive mais saudáveis e mais pesados que refletem em lucratividade”, ressaltou.
“O ano de 2018 foi muito especial para o Pró Genética, pois foi o primeiro ano em que ultrapassamos 100 feiras realizadas, foram 101 com a venda de 1.039 touros. Mantivemos o número de 65 Leilões Chancelados pelo Pró-Genética reforçando a parceria com os criadores, nossos associados, na oferta de touros de qualidade com prazo de pagamento facilitado. Somando as Feiras e os leilões foram comercializados 5.301 touros contribuindo para o aumento da produção de carne e leite em todo Brasil”, reforçou Almeida.